Como guardar

Uma carteira para criptomoedas é algo imprescindível para todos aqueles que desejam utilizar o Bitcoin e criptomoedas da maneira correta, muito além da especulação. Sendo dono da sua carteira você será realmente dono de suas criptomoedas e não dependerá de um terceiro ou intermediário para utilizá-las. Ser dono de sua própria carteira é um passo fundamental para todos aqueles que desejam adquirir a tão sonhada Soberania Financeira.

Uma carteira para criptomoedas armazenará suas chaves de acesso aos seus endereços de criptomoedas. Ter posse dessas chaves significa poder autorizar movimentações em seus endereços. Sem a posse dessa chave, qualquer usuário pode ver sua carteira, mas é incapaz de realizar transações a partir dela.

Essas chaves são o ponto mais importante da sua segurança. São as chamadas Chaves Privadas, traduzidos de maneira mais “humana” através de um conjunto de 12, 18 ou 24 palavras em inglês, que quando inseridas na ordem correta darão acesso àquele mesmo saldo, independentemente do software de carteira que esteja utilizando.

Nesse artigo não entraremos no mérito do funcionamento ou segurança desse conjunto de palavras, chamadas Recovery Seeds, Sementes de Recuperação ou simplesmente Frase de Recuperação.

Hot Wallet x Cold Wallets

Essa é a conceitualização mais importante que diferencia os tipos de carteira possíveis.

Hot Wallets tratam-se de carteiras de Software, que geram e mantém suas chaves em um ambiente totalmente online. Dessa forma você terá a praticidade de abrir sua carteira e realizar movimentações a partir dela em qualquer lugar, sem maiores dificuldades, por exemplo em um site da Internet ou em um aplicativo para celular. Hot Wallets são carteiras muito confortáveis para utilizar seu saldo no dia a dia, permitindo que o usuário saia na rua com determinado saldo da criptomoeda que possui e realize suas comprar instantaneamente em comércios que aceitam esse meio de pagamento.

Hot Wallets bem aceitas pelos usuários: BlueWallet (Mobile), Coinomi (Mobile), Electrum (Desktop), Exodus (Desktop e Mobile), Trust Wallet (Mobile)

Importante: Lembre-se que ao utilizar uma Hot Wallet você estará sujeito à ataques e invasões remotos. Garanta que possui uma boa segurança online ao utilizar uma dessas carteiras.

Cold Wallets, por sua vez são carteiras que gerarão e manterão suas chaves em um ambiente totalmente offline, desconectado da Internet. Dessa forma torna-se impossível que você seja roubado remotamente, seu saldo estará inatingível por atacantes remotos.

Cold Wallets são o ambiente adequando para guardar seu Hold de longo prazo. Você pode simplesmente receber uma transação e esquecer sua carteira no guarda roupas, sem que haja qualquer risco para a sua segurança. Elas podem ser encontradas em diversos formatos, desde dispositivos de Hardware, que possuem um software que não permite que os dados armazenados sejam acessados (as chamadas Hardware Wallets), até modelos mais antigos e antiquados, como uma folha de papel, as chamadas Paper Wallets.

Cold Wallets bem aceitas pelos usuários: BitBox, Ledger, Trezor, SecuX